segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Tecnologia na produção de texto


EMEF “Luiza Grimaldi”







Tecnologia em Ação






Proinfo Integrado







A Tecnologia na produção de texto












Autoras: Roberta Caetano Madalon
Genalva Gallazzi De Nardi









Itarana,junho de 2011




Apresentação
O presente trabalho tem como objetivo utilizar os recursos tecnológicos como uma ferramenta de aprendizagem e uma forma de estímulo a produção de textos.
Este trabalho está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Luiza Grimaldi”com os alunos do Ensino Fundamental do 5ª e 6ª séries do período matutino, pois essa clientela tem sido um objeto de preocupação no cotidiano escolar. Salientamos ainda, que muitas vezes estes alunos chegam à escola com muita dificuldade na leitura e produção de texto, dificuldades trazidas desde as séries cursadas anteriormente ou até mesmo pela deficiência de aprendizagem do próprio aluno. Entretanto um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola é de fazer com que os educandos aprendam a ler corretamente e produzir textos coesos e coerentes.
A perspectiva atuada nesse projeto é de que os alunos dominem as habilidades de decodificação e aprendam as distintas estratégias que levam a compreensão atribuindo sentido ao que foi decodificado, ancorando-se finalmente na habilidade de compreender o que nos chega por meio das informações colhidas, analisando-as e posicionando-as criticamente, tendo os recursos tecnológicos como uma fonte de auxílio nessa nova etapa de produção textual.
                                 

                                        Desenvolvimento

  • Trabalhar com diferentes gêneros textuais;
  • Fazer a reeleitura desses textos em sala de aula;
  • Produção de textos coletivos e individuais em sala de aula;
  • Leitura de textos da Internet- Jornal Diário;
  • Levar os textos para a sala de informática e digitar os mesmos observando possíveis erros e fazendo suas correções;


Resultados

Ao final do trabalho espera-se que os alunos tenham adquirido conhecimentos sobre os diferentes gêneros textuais e uma familiaridade maior com os recursos tecnológicos e sua importância para a aquisição de novos conhecimentos, além de maior habilidade na escrita e produção de texto.

Um comentário: