EMEF “Luiza Grimaldi”
Tecnologia em Ação
Proinfo Integrado
A Tecnologia na produção de texto
Autoras: Roberta Caetano Madalon
Genalva Gallazzi De Nardi
Itarana,junho de 2011
Apresentação
O presente trabalho tem como objetivo utilizar os recursos tecnológicos como uma ferramenta de aprendizagem e uma forma de estímulo a produção de textos.
Este trabalho está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Luiza Grimaldi”com os alunos do Ensino Fundamental do 5ª e 6ª séries do período matutino, pois essa clientela tem sido um objeto de preocupação no cotidiano escolar. Salientamos ainda, que muitas vezes estes alunos chegam à escola com muita dificuldade na leitura e produção de texto, dificuldades trazidas desde as séries cursadas anteriormente ou até mesmo pela deficiência de aprendizagem do próprio aluno. Entretanto um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola é de fazer com que os educandos aprendam a ler corretamente e produzir textos coesos e coerentes.
A perspectiva atuada nesse projeto é de que os alunos dominem as habilidades de decodificação e aprendam as distintas estratégias que levam a compreensão atribuindo sentido ao que foi decodificado, ancorando-se finalmente na habilidade de compreender o que nos chega por meio das informações colhidas, analisando-as e posicionando-as criticamente, tendo os recursos tecnológicos como uma fonte de auxílio nessa nova etapa de produção textual.
Este trabalho está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Luiza Grimaldi”com os alunos do Ensino Fundamental do 5ª e 6ª séries do período matutino, pois essa clientela tem sido um objeto de preocupação no cotidiano escolar. Salientamos ainda, que muitas vezes estes alunos chegam à escola com muita dificuldade na leitura e produção de texto, dificuldades trazidas desde as séries cursadas anteriormente ou até mesmo pela deficiência de aprendizagem do próprio aluno. Entretanto um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola é de fazer com que os educandos aprendam a ler corretamente e produzir textos coesos e coerentes.
A perspectiva atuada nesse projeto é de que os alunos dominem as habilidades de decodificação e aprendam as distintas estratégias que levam a compreensão atribuindo sentido ao que foi decodificado, ancorando-se finalmente na habilidade de compreender o que nos chega por meio das informações colhidas, analisando-as e posicionando-as criticamente, tendo os recursos tecnológicos como uma fonte de auxílio nessa nova etapa de produção textual.
Desenvolvimento
- Trabalhar com diferentes gêneros textuais;
- Fazer a reeleitura desses textos em sala de aula;
- Produção de textos coletivos e individuais em sala de aula;
- Leitura de textos da Internet- Jornal Diário;
- Levar os textos para a sala de informática e digitar os mesmos observando possíveis erros e fazendo suas correções;
Resultados
Ao final do trabalho espera-se que os alunos tenham adquirido conhecimentos sobre os diferentes gêneros textuais e uma familiaridade maior com os recursos tecnológicos e sua importância para a aquisição de novos conhecimentos, além de maior habilidade na escrita e produção de texto.
Parabéns, seu blog está lindo!
ResponderExcluirBeijos!
Avaliação OK!